Lar Nossa Senhora do Carmo

Lar Nossa Senhora do Carmo

O Lar Nossa Senhora do Carmo, em funcionamento desde 1999, presta serviços a cerca de 65 utentes residentes dos quais 28 são homens e 37 são mulheres. Presta os seguintes serviços:

 

- Alojamento permanente

 

- Alimentação

 

- Cuidados de higiene e conforto

 

- Tratamento de roupa

 

- Actividades sócio-culturais: são desenvolvidas durante todo o ano por uma Técnica Superior de Animação Cultural. Têm como objectivos gerais a ocupação do tempo livre, o desenvolvimento de capacidades físicas e psíquicas, o aumento de auto-estima, a ampliação de interesses, o reforço e promoção de relações interpessoais entre utentes/utentes, utentes/funcionárias e funcionárias e quebra da monotonia em Lar /funcionárias. Estas actividades são desenvolvidas através de cinco áreas distintas, designadamente: Expressão plástica Físico-motora sensoriais Cognitiva e mental Expressão e comunicação

 

- Actividades religiosas: surgem diariamente nos Lares através do Terço transmitido via rádio directamente do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e através da oração diária pelos/as utentes. Uma vez por semana é rezado o Terço com a colaboração de representante da Paróquia da Sertã. Todos os Domingos é também levada aos/às utentes a Sagrada Comunhão através dos/as Ministros/as Extraordinários/as da Comunhão com a colaboração da Paróquia da Sertã. Com estas actividades pretende-se fomentar o espírito Cristão e permitir o seu exercício, levando junto dos/as utentes sempre que possível essas actividades. Sublinha-se também que todos os anos se realizam duas visitas ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Maio e Outubro.

 

- Acompanhamento clínico: dispõe de dois médicos assistentes que prestam serviço duas horas por semana. Através de estágios profissionais o Lar tem tido uma enfermeira permanentemente. Através de protocolo de cooperação entre Santa Casa da Misericórdia da Sertã e ARS de Castelo Branco é-nos prestada assistência de enfermagem, duas horas por dia, por uma enfermeira do Centro de Saúde da Sertã.

 

- Acompanhamento nutricional: Os/as idosos/as para além das alterações fisiológicas no processo de envelhecimento, possuem patologias comuns (algumas delas crónicas), como por exemplo: hipertensão, hipercolesteromia, a diabetes, osteoporose, doenças do aparelho circulatório, doenças renais, desnutrição, anorexia, sarcopenia, doença de Alzheimer, doença de Parkinson entre outras. A relação entre Alimentação e Nutrição, Saúde e Bem-estar é evidente, tendo um papel determinante na qualidade de vida na geriatria, por este facto, a relação entre a nutrição, o envelhecimento e as patologias nos/as idosos/as são indissociáveis. O nutricionista neste tipo de Instituições tem um papel preponderante ao nível da prevenção e apoio no tratamento da doença, promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida do/a utente. Com a prestação de serviços de Nutricionista as ementas são adequadas ao estado nutricional e clínico de cada utente, é realizada a avaliação de vários parâmetros (antropométrico, alimentar, nutricional, bioquímico, clínico) contribuindo assim para o desenvolvimento do estado biopsicossocial de todos/as os/as utentes dos Lares. Com este serviço aperfeiçoou-se ainda o serviço interno da cozinha através da supervisão do cumprimento do sistema HACCP.

 

- Acompanhamento de fisioterapia: através da prestação de serviços do Centro de Fisioterapia do Pinhal Interior, os Lares, oferecem aos/às utentes 12 e 13 horas semanais, alternadamente, de tratamentos de fisioterapia. Tem como objectivos gerais o desenvolvimento/reabilitação de capacidades físicas e motoras, o acompanhamento e tratamento de doenças neurológicas e o aumento de auto-estima. Os principais tratamentos são: o treino de fortalecimento de músculos inferiores, neuroestimulação Eléctrica Transcutanea para combate à dor, calor húmido para tratamentos de artrose Pressoterapia para prevenção de inchaço ou edema.

Festa da Nossa Senhora do Carmo

10Imgs

A 16 de julho de 2014, no Lar Nossa Senhora do Carmo, realizou-se a Festa da Nossa Senhora do Carmo.

 

Este dia festivo foi marcado por diversas atividades de caris acentuado no que diz respeito à religiosidade dos/as utentes.

 

Um dos pontos mais altos do dia foi a celebração da Missa em honra da Nossa Senhora do Carmo padroeira desta Valência. Esta Missa foi dirigida pelo Sr. Pároco Sr. Padre Daniel Almeida e contámos com a presença do Coro da Igreja da Sertã.

 

De seguida tivemos a tão esperada inauguração e Bênção da Capela, que foi restaurada quer no interior quer no exterior, onde ressurgiu o sino da capela e, o desvendar da placa foi executada mais uma vez pelo Sr. Padre Daniel Almeida e pelo Sr. Provedor Dr. Tavares Fernandes.

 

No meio da manhã houve espaço para uma inauguração muito especial, uma vez que o espaço em causa não estava a merecer o devido destaque. Esta área é o jardim a “Cerca”, com o renascer do funcionamento da fonte, espaço agora projetado para ser útil num futuro próximo.

 

Depois de todos os autos religiosos, seguimos para o almoço, que teve honrosamente a presença da Mesa Administrativa e do Sr. Pároco e, como se esperaria estava delicioso, nada menos se exigia num dia de festa como este.

 

Pela tarde fora tivemos o prazer de contar com um músico que nos brindou com músicas populares e não só, para que quem desejasse pudesse fazer o gosto ao pé e alegrar os restantes com esta alegria intervalado por um lanche especial.

 

Convívio no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

05Imgs

No dia 09 de julho de 2014 os/as utentes e funcionárias do Lar Nossa Senhora do Carmo e Lar António Ferreira Alberto passaram um dia de convívio no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

 

Durante o dia de convívio visitaram a Capela e os espaços envolventes do Santuário.

 

Depois de um momento em que os/as utentes puderam ter um momento de tranquilidade dentro da Capela, onde houve espaço para rezas individuais, seguiu-se cantos coletivos de adoração à Santa vigente.

 

Depois do momento religioso seguiram para o espaço envolvente junto à Capela, onde houve a realização de algumas atividades de caris lúdico, onde coube a tão tradicional “Triste Viuvinha” proporcionando um momento de grande envolvência de todos os elementos que ali se encontravam.

 

Depois do momento de lazer, veio o momento de reabastecer forças, seguiu-se o almoço para todos/as os/as utentes, funcionárias e, ilustremente como convidados, Sr. Provedor e Sr. Vice Provedor.

 

Na segunda metade do dia, houve mais uma vez momentos onde pudemos observar os/as utentes em ação nos tradicionais jogos de cartas, jogo da malha e ainda jogo do balão.

Viagem à Figueira da Foz

06Imgs

O dia de 23 de julho começou cheio de alegria uma vez que no inicio da viagem dentro do autocarro, começamos por brindar os/as utentes com varias canções.

 

No meio desta nossa jornada houve ainda tempo para uma pequena paragem, onde tomamos um pequeno reforço alimentar, para que o resto da viagem seguisse sem problema.

 

À chegada demos de cara com um tempo um pouco “farrusco”, mas ainda assim agradável, uma vez que as temperaturas que se faziam sentir eram bastante agradáveis. No início todos/as os/as utentes tiveram a possibilidade de vislumbrar o lado de cá de Vera Cruz (Brasil).

 

Se seguida embarcamos uma vez mais na nossa viagem, para alguns à descoberta, para outros a confirmação da serra da Boa Viagem, onde pudemos parar para o desejado almoço, que como sempre estava divino.

 

Pela tarde seguimos até à praia onde finalmente todos/as os/as que desejavam puderam molhar os pés, ou até mergulhar na água que por sinal, estava bastante agradável.

 

No momento que se seguiu todos/as já estavam a ficar nostálgicos, uma vez que o passo que se seguia era sem interrogação o regresso a casa, e como era de esperar assim sucedeu.

 

Uma vez mais esta viagem foi cheia de animação pois se a ida foi uma espécie de aquecimento vocal, a volta foi sem dúvida o concerto principal.